Como Perder um Cliente: Contato Telefônico


Não retornar e-mail, não cumprir o prometido, distanciar-se e quebrar o relacionamento são algumas das ações mais comuns para perder um cliente. Porém este post se destina a perda de clientes em potenciais. Muitas empresa perdem a oportunidade de conquistar um novo cliente por agirem de forma não profissional ou por não estarem atentas a pequenos detalhes.

Foi pensando nas minhas experiências e avaliações de fornecedores e em relatos de diversos profissionais no qual eu tenho contato que idealizei a série de post  ’Como Perder um Cliente’. O primeiro deles (Como Perder um Cliente: Sites e Redes Sociaisé dedicados aos sites e redes socais.

Se você possui uma empresa ou esta iniciando alguma atividade leia com atenção os pontos abaixo, não assuma o risco de somar todos estes pontos negativos para o seu projeto e/ou empreendimento.

No segundo post da série apresento 4 dicas de como perder um cliente fazendo com que ele risque a sua empresa do caderninho de futuros fornecedores, simplesmente pelo contato telefônico.

Contato Telefônico

1. Ligue 10x como se fosse a primeira vez

Esta dica faz parte da série baseada em fatos reais. Diante da rotatividade nas empresas, muitas vezes a carteira de um cliente acaba por ser atendida por uma pessoa diferente. A cada troca, o novo gerente/atendente/executivo de contas tende a ligar para os clientes para se apresentar e assim informar que caso ele precise de algum produto ou solução terá um novo contato lhe atendendo.

Porém para garantir que o cliente não lhe reconheça como um bom fornecedor, mesmo não ocorrendo trocas na sua estrutura, peça uma mesma pessoa da sua equipe ligar todo o mês como se fosse a primeira vez.

Se você for a pessoa designada a esta tarefa: ignore que você já conversou com o cliente em algum momento de sua existência, apresente a empresa novamente,  faça as mesmas perguntas das ligações anteriores e peça as informações do cliente.

2. Ligue todo o mês

Quem não é visto ouvido não é lembrado. Acredite fortemente neste ditado. Mesmo que o cliente lhe avise que não há um projeto previsto, ou no caso de haver e ele somente ser iniciado nos próximos 6 meses, ligue mensalmente para perguntar do projeto ou oferecer novos produtos e serviços que não foram mencionados na ligação do mês anterior.

3. Ignore o fato do cliente já ser atendido por um mesmo canal

É natural ocorrer a concorrência entre empresas do mesmo ramo. Contudo concorrência entre diferentes canais de uma mesma empresa é algo que deixa os clientes super insatisfeitos. Esta é uma pratica encontrada em empresas de telefonia. Então se você é uma empresa onde o seu principal produto é um serviço de telefonia,  procure ligar para futuros clientes oferecendo os mesmo produtos que ele já utiliza e busque falar mal de outras empresas que vendem o mesmo produto da mesma operadora no qual você atende. Afinal, você está empenhado em perder um futuro cliente,

4. Não conheça a empresa onde trabalha

Muitas vezes quando recebe o contato telefônico de uma empresa que não conheço, imediatamente faço uma busca pela internet enquanto o fornecedor se apresenta e apresenta os produtos. Uma das perguntas que geralmente faço é se o fornecedor possui algum cliente na região ou mesmo na cidade onde trabalho. Incrivelmente muitas vezes esta pergunta não é respondida. Desta forma, se você quer perder um cliente busque, ao ligar para ele, desconhecer onde a sua empresa está inserida, quantos anos de mercado ela possui, se em algum momento já atendeu ou não a empresa do cliente.

Ana Paula de Almeida

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s