A Internet como Influência Cultural


A influência da internet cria uma nova cultura como uma nova visão onde os alunos se beneficiam com as maravilhas das tecnologias de informação.

O mundo virtual pode invadir nossa vida de tal maneira, que a cultura, no que diz respeito a formação do caráter, da inteligência, do gosto, sofrem alterações tão rápidas, devido a instantaneidade das informações.

Por isso não é necessário fazer uma visitação pessoalmente a um museu ou realizar excursões. A introdução das tecnologias ao cotidiano e à realidade escolar, possibilita ingressar e conhecer lugares de forma virtual, provocando mudanças no comportamento e na percepção do espaço.

Atualmente diferentes museus já tem seu site na Internet, disponibilizando suas coleções virtuais para um grande contingente de indivíduos que jamais teriam acesso a ela. Para a escola, este tipo de ambiente, pode incentivar a criação de um outro espaço, onde os alunos façam suas próprias exposições virtuais, passíveis inclusive, de serem incorporadas ao acervo de um museu. Configura-se assim, um novo modelo de relacionamento com a sociedade, no qual se destaca o sentido de colaboração e participação.

A educação cultural tornou-se mais fácil e acessível para um grande número de pessoas que não possui condições de participar das exposições artísticas do mundo real. Resumindo os museus virtuais atendem as necessidades da sociedade, onde as questões particulares e nacionais ocupam lugares diferentes.
Segundo RADFAHRER,1999, p.190, em uma viagem virtual-cibernética, o domínio é total: tempo, intensidade e tipo de programa podem ser escolhidos previamente. Pode-se sair a qualquer momento e além disso “os limites do universo virtual são restritos e limpos, livres de machucar um usuário inconsciente.”

Desta forma o único desafio é o de selecionar qual lugar aluno irá visitar. São inúmeros os sites que trazem as relações de bibliotecas, museus e passeios virtuais, muitos deles classificados por regiões, estados e ainda por assuntos e temáticas. Possibilitando assim que o aluno em uma única aula viage a diferentes regiões, paises e culturas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s