Um novo currículo


Publicado no Blog webTech do Portal Gaz em 20/07/2011

O seu perfil na rede social precisa atenção tão quanto o seu currículo profissional.

Todo candidato a buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho passa alguns minutos revisando e adequando o seu currículo, contudo esquece muitas vezes que uma parcela dos empregadores já utilizam as redes sociais para recrutar candidatos.

Participar de comunidades como: “Odeio meu chefe”, “Odeio acordar cedo”, “Festa de segunda a segunda”, muitas vezes não são bem vistas por aqueles que avaliam um candidato através de seu perfil social. A avaliação de Perfil vai além de comunidades, pessoas com quem você se relaciona, mensagens que publicadas, tweets, fotos, posts em blogs também estão sendo avaliados.

Porém a preocupação com o perfil, segundo  The Marist Institute for Public Opinion em pesquisa publicada na última semana , atinge somente 50% dos usuários de redes sociais.Eric Schmidt do Google comenta que muitos empregados do futuro terão que mudar de “identidade” para se recuperar das “besteiras” que escancararam nas redes socias enquanto adolescentes ou durante a sua e juventude.

Se você está procurando profissionais através das redes sociais ou para você que procura algum emprego, a revista Exame apresentou, em matéria publicada no dia 15/07 o ranking das redes que mais sucesso possui ao contratar um funcionário pela internet. O LinkedIn ficou no topo da lista com 87% , dos recrutadores que utilizam a rede, 94,5% afirmaram que obtiveram sucesso nas contratações por meio da ferramenta.
Confira osresultados da pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento online Jobvite publicada no site da Revista Exame após ouvir os depoimentos de 800 executivos:

Qual rede social você usa para recrutamento?

Rede Social        Usuários/2011

LinkedIn            86,60%
Facebook           55,30%
Twitter                46,60%
YouTube            11,60%
Blogs                    16%
Nenhuma           9,40%

Você conseguiu contratar através de quais redes sociais?

Rede Social        Contratações

LinkedIn              94,50%
Facebook             24,20%
Twitter                 15,90%
Blogs                     3%

A vida é uma só, seja ela virtual ou real, e sendo uma só, devemos pensar na imagem que passamos enquanto expostos em sites pela internet. Devemos também lembrar que fazemos parte de uma rede (seja virtual ou não) e uma rede conecta muitas pessoas.

Direcionado a orientar a parcela que (ainda) não está preocupada com a privacidade nas redes sociais e para aqueles que procuram direcionar as informações que publicam a suas conexões, o Facebook disponibilizou na sua Central de Ajuda uma página que aborda as principais dúvidas quanto às configurações de privacidade. Com o lema “Acreditamos que a segurança é um assunto e uma responsabilidade compartilhada por todos nós. Por esse motivo, fornecemos as informações, ferramentas e recursos que você encontrará aqui.” a rede Mark Zuckerberg também publicou recentemente uma página direcionada a segurança e a privacidade doFacebook.

E lembre-se:

– Cuide de seu perfil pois ele pode ser responsável pelo seu próximo emprego.
– Utilize as opções de privacidade e grupos que as redes sociais oferecem, principalmente se você compartilhar imagens que não seriam interessantes para o seu marketing pessoal.
– Cuidado ao integrar diferentes redes sociais ao LinkedIn que destina-se ao compartilhamento de informações profissionais.
– As redes sociais não são um mundo a parte e sim uma extensão do que direta ou indiretamente comunicamos ao mundo sobre nosso comportamento, atitudes e valores.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s