Como Perder um Cliente: Sites e Redes Sociais


Não retornar e-mail, não cumprir o prometido, distanciar-se e quebrar o relacionamento são algumas das ações mais comuns para perder um cliente. Porém este post se destina a perda de clientes em potenciais. Muitas empresa perdem a oportunidade de conquistar um novo cliente por agirem de forma não profissional ou por não estarem atentas a pequenos detalhes.

Foi pensando nas minhas experiências e avaliações de fornecedores e em relatos de diversos profissionais no qual eu tenho contato que idealizei a série de post  ‘Como Perder um Cliente’. O primeiro deles é dedicados aos sites e redes socais.

Se você possui uma empresa ou esta iniciando alguma atividade leia com atenção os pontos abaixo, não assuma o risco de somar todos estes pontos negativos para o seu projeto e/ou empreendimento.

Sites e Redes Sociais

1. Mantenha diversos links quebrados ou que apontem para páginas em construção. Afinal manter o próprio website da empresa não é importante.

2. Ignore as informações de localização da sua empresa. Por que esta informações seria importante, já que você não quer que seus clientes saibam em que lugar do planeta a empresa esta localizada. Ou considere apenas colocar a rua e o número da empresa, pois cada cidade possui nomes exclusivos para as suas ruas.

3. Não deixar claro o que a sua empresa faz. Assim as pessoas e empresa não vão conseguir alinhar as suas necessidades com o serviços e produtos proporcionados pela sua empresa.

4. Solicite ao desenvolvedor do site para que mantenha uma série de instruções maliciosas para que os navegadores e anti-vírus bloqueiem o acesso ao seu site.

5. Crie um Twitter e fique mais de seis meses sem atualiza-lo. Grande parte das empresas possuem uma conta no Twitter e as atualizam diariamente com notícias e artigos referentes a sua área de atuação e serviços. Porém, se você quer passar uma imagem que apenas tem uma conta, por que todas as possuem uma conta também, lembre-se de não atualiza-la.

6. Ao manter um Twitter, lembre-se de somente publicar críticas e opiniões pessoais. Afinal o seu objetivo é perder clientes, então seja o mais pessoal possível e se você sentir-se a vontade, lembre-se de descrimar pessoas, organizações e outras marcas. Outra dica, seja sempre negativo em seus twittes.

7. Crie um perfil no lugar de uma página para a sua empresa. Ignore as orientações do Facebook e do Likedin quanto a criação de páginas para empresa. Criar um perfil é muito mais fácil e assim você mostra aos seus clientes o quanto a sua empresa não entende de redes sociais.

8. Ao receber um menção ou comentário negativo sobre a sua empresa, procure sempre responder de uma forma não educada. Construir uma imagem negativa na internet ajudará a não captar novos clientes.

9. Publique no Fale Conosco um e-mail que jamais retornará uma solicitação de um cliente. Verificar os canais de comunicações e ignorar solicitações de clientes é uma ótima maneira para alcançar o objetivo de não ter novos clientes.

10. Ignore a importância de um profissional de Relações Públicas para gerir uma crise de imagem na internet. A regra: Se a empresa é minha, eu falo o que eu quero e ofendo quem eu quero. Se não gostou vai procurar a concorrência.

Ana Paula de Almeida

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s