Software pirateado, riscos de segurança e quanto as empresas irão perder financeiramente em 2014


O software licenciado não só é bom para empresas, ele impacta também no crescimento econômico nacional. Existem estudos que demonstraram que os serviços de valor agregado oferecidos por softwares devidamente licenciados ajudam as empresas a reduzir custos e aumentar a produtividade. Mas qual é o impacto de fazer a aquisição de um software pirata?

Respondendo a esta pergunta, e procurando entender a relação entre um software pirateado e violações da segurança cibernética, A Unidade de Crimes Digitais da Microsoft, a consultoria e grupo de pesquisas IDC e a Universidade Nacional de Cingapura (NUS) fizeram um estudo.

Com o nome The Link between Pirated Software and Cybersecurity Breaches, o estudo com dados de 203 computadores de 11 países: Brasil, China, Índia, Indonésia, México, Russia, Coreia do Sul, Tailândia, Turquia, Ucrânia e Estados Unidos, mais dados de uma pesquisa realizada com 951 consumidores e 450 CIOS de 15 países: Brasil,China, Índia, Indonésia, França, Alemanha, Japão, México, Polônia, Rússia, Singapura, Tailândia,Ucrânia, Reino Unido e Estados Unidos. O estudo também contém resultados de uma pesquisa a  302 funcionários de governo de seis países Brasil, China, Índia, México, Rússia e Singapura.

O Blog Pensando Grande, publicou um infográfico sobre os principais resultados deste estudo e destacou, ao comprar um software:

  •  Investigue a embalagem;
  • Cuidado com o preço do tipo “bons demais para ser verdade”;
  • Exija sempre software original para garantir sua segurança.

O Estudo apresenta uma série de estatísticas que demonstram o alto risco que uma empresa corre ao instalar um software pirata.

  • Dos 203 computadores avaliados, 61% estava infectado por algum Malware;
  • Foram encontradas 100 ameaças diferentes;
  • 30% dos Gerentes de TI responderam que compram computadores de fontes suspeitas;
  • US$ 127 bilhões é a estimativa a ser gasta em 2014 com problemas de segurança com softwares piratas;

Se você sabe que sua empresa adquire softwares piratas, procure conhecer mais a fundo os riscos e a conscientizar os tomadores de decisão de sua empresa para que adquiria softwares devidamente licenciando.

Ao comprar um computador novo, fique atendo as documentações e etiquetas originais. A Microsoft, possui uma site dedicado a ajudar na identificação de elementos que caracterizem a originalidade dos produtos adquiridos, acesse: How to Tell – Aprenda, verifique e compre com segurança;

Se você não sabe onde encontrar parceiros e revendas autorizadas pela Microsoft, utilize o Pinpoint.

E falando em segurança e risco, lembre-se que o suporte do Windows XP chegou ao fim! Para saber como o “Fim do suporte” pode afetar os meus negócios, acesse: Fim do Suporte XP


Veja também:

Software devidamente licenciado contribui duas vezes mais para a economia nacional que Software Pirata

.

.

.

.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s