O software licenciado não só é bom para empresas, ele impacta também no crescimento econômico nacional. Existem estudos que demonstraram que os serviços de valor agregado oferecidos por softwares devidamente licenciados ajudam as empresas a reduzir custos e aumentar a produtividade. Mas qual é o impacto de fazer a aquisição de um software pirata?
Respondendo a esta pergunta, e procurando entender a relação entre um software pirateado e violações da segurança cibernética, A Unidade de Crimes Digitais da Microsoft, a consultoria e grupo de pesquisas IDC e a Universidade Nacional de Cingapura (NUS) fizeram um estudo.
Com o nome The Link between Pirated Software and Cybersecurity Breaches, o estudo com dados de 203 computadores de 11 países: Brasil, China, Índia, Indonésia, México, Russia, Coreia do Sul, Tailândia, Turquia, Ucrânia e Estados Unidos, mais dados de uma pesquisa realizada com 951 consumidores e 450 CIOS de 15 países: Brasil,China, Índia, Indonésia, França, Alemanha, Japão, México, Polônia, Rússia, Singapura, Tailândia,Ucrânia, Reino Unido e Estados Unidos. O estudo também contém resultados de uma pesquisa a 302 funcionários de governo de seis países Brasil, China, Índia, México, Rússia e Singapura.
O Blog Pensando Grande, publicou um infográfico sobre os principais resultados deste estudo e destacou, ao comprar um software:
- Investigue a embalagem;
- Cuidado com o preço do tipo “bons demais para ser verdade”;
- Exija sempre software original para garantir sua segurança.
O Estudo apresenta uma série de estatísticas que demonstram o alto risco que uma empresa corre ao instalar um software pirata.
- Dos 203 computadores avaliados, 61% estava infectado por algum Malware;
- Foram encontradas 100 ameaças diferentes;
- 30% dos Gerentes de TI responderam que compram computadores de fontes suspeitas;
- US$ 127 bilhões é a estimativa a ser gasta em 2014 com problemas de segurança com softwares piratas;
Se você sabe que sua empresa adquire softwares piratas, procure conhecer mais a fundo os riscos e a conscientizar os tomadores de decisão de sua empresa para que adquiria softwares devidamente licenciando.
Ao comprar um computador novo, fique atendo as documentações e etiquetas originais. A Microsoft, possui uma site dedicado a ajudar na identificação de elementos que caracterizem a originalidade dos produtos adquiridos, acesse: How to Tell – Aprenda, verifique e compre com segurança;
Se você não sabe onde encontrar parceiros e revendas autorizadas pela Microsoft, utilize o Pinpoint.
E falando em segurança e risco, lembre-se que o suporte do Windows XP chegou ao fim! Para saber como o “Fim do suporte” pode afetar os meus negócios, acesse: Fim do Suporte XP
Veja também:
.
.
.
.