Microsoft Teams – Modo Juntos – Together


Como aproveitar ao máximo o modo Juntos

Publicado por Por Jaron Lanier, Office of the Chief Technology Officer Prime Unifying Scientist Microsoft’s “Octopus” em https://news.microsoft.com/

O modo Juntos é uma nova opção no Microsoft Teams, o aplicativo premier da Microsoft para trabalho e conexão com a equipe. Você provavelmente já viu que agora todos ficam unidos em um mesmo espaço virtual como se estivessem em um teatro, em vez de serem separados em caixas/grades.

Em um primeiro plano, o modo Juntos é uma abordagem simples para tornar as reuniões melhores durante a pandemia, mas também há um nível mais profundo que toca em nossos entendimentos científicos mais atuais de cognição, percepção social e comunicação.

O modo Juntos tem uma aparência única, mas também promove uma sensação única. As pessoas normalmente ficam mais relaxadas, mais atentas umas às outras, mais divertidas e ainda mais focadas em objetivos compartilhados. O design oferece benefícios exclusivos: menos fadiga de videoconferências frequentes, melhor senso de conexão com outras pessoas e reuniões mais eficientes.

Segue o que eu penso sobre como tirar o máximo proveito do modo Juntos.

Quando usá-lo:

O design inicial foi otimizado para ajudar as pessoas durante a pandemia. Por enquanto, o uso do modo Juntos é ideal enquanto cada pessoa está na frente de uma webcam em um local diferente. Estamos explorando como o design pode evoluir para oferecer suporte às salas de conferência e outras situações.

O modo Juntos é especialmente adequado para chamadas nas quais várias pessoas falam, achamos que fica mais fácil e confortável para as pessoas encontrarem momentos para entrar na conversa.

O modo Juntos ajuda quando você tem que fazer muitas videoconferências. A maioria dos usuários relatam menos fadiga.

Também é útil quando há uma tendência do grupo em questão a ter problemas para permanecer atento como, por exemplo, em ambientes educacionais.

O modo Juntos dá suporte aos apresentadores que precisam “ler a sala” ou entender a interação dos participantes.

Quando não usá-lo:

Se você precisar mostrar algum conteúdo físico do seu ambiente, como um quadro branco, esse modo não é a melhor opção atualmente, pois apenas leva você, e não seu ambiente, ao espaço compartilhado.

A primeira versão do modo Juntos não é otimizada para compartilhar a tela com apresentações do PowerPoint. Se uma apresentação do PowerPoint for importante e aparecer durante todo o tempo da reunião, usá-lo também poderá não ser útil.

Funciona melhor quando os usuários não estão andando ou movendo a câmera ou a tela durante a sessão. Caso contrário, pode parecer estranho, como se você estivesse pulando na sua cadeira.

O modo Juntos é mais envolvente do que um bate-papo por vídeo comum e, portanto, distrai mais durante tarefas potencialmente perigosas, como dirigir. Você pode pensar, por que se incomodar em incentivar as pessoas a não conversar por vídeo enquanto dirige? Eu gostaria de poder dizer que nunca vejo isso acontecer! Não o faça, por favor.

O lançamento inicial do modo Juntos pode ainda ser a melhor escolha para uma reunião com até 49 participantes, mas isso dependerá de muitos detalhes sobre como a reunião é realizada. Melhores práticas para grandes reuniões no modo Juntos ainda estão surgindo.

Uma introdução da ciência por trás do modo juntos:

As pessoas no modo Juntos sabem onde outras pessoas estão localizadas nesse espaço virtual compartilhado. Isso significa que o seu cérebro pode acompanhar o que outras pessoas estão sinalizando ou emitindo de maneira natural, confiando na percepção social/espacial; as pessoas podem intuitivamente sinalizar umas às outras de maneira não verbal. Já quando separados em ‘grades’’, você não sabe onde outras pessoas estão na tela em relação a você, do ponto de vista delas, de modo que olhares naturais e outras dicas sutis são impossíveis.

O modo Juntos cria um espaço compartilhado no qual as pessoas não são separadas por barreiras. Estar em sobreposição de espaço pode levar a comportamentos tolos, como quando as pessoas cumprimentam com ‘high five’, mas também há um benefício significativo. As pessoas prestam mais atenção umas às outras e podem ter uma noção melhor da sua participação durante uma jornada compartilhada. O comportamento construtivo sinaliza um nível de comprometimento, o que não acontece quando o comportamento mais “brincalhão” não é possível.

O modo Juntos cria uma ilusão útil de que o problema de contato visual foi suavizado. O contato visual é um problema clássico da videoconferência; as pessoas parecem estar olhando na direção errada. A ilusão é baseada na geometria única; todo mundo está olhando para todo o grupo através de um grande espelho virtual. A geometria parece natural, mas acontece que o cérebro humano não é bom em rastrear onde outra pessoa está olhando dentro desse espelho. Uma vez que os erros de contato direto com os olhos se tornam difíceis de detectar, as pessoas se posicionam intuitivamente para parecer que estão reagindo adequadamente umas às outras.

Práticas recomendadas para usar o modo Juntos:

Pode parecer estranho ver-se no grupo a princípio, mas é isso que permite uma melhor compreensão dos sinais interpessoais. Não desligue sua câmera! Por exemplo, ser um professor sentado com seus alunos pode parecer estranho à primeira vista, mas você provavelmente descobrirá que entende melhor os alunos e eles prestam mais atenção quando todos conseguem ver os sinais de atenção entre eles.

Embora a versão inicial funcione melhor quando todos estiverem com a câmera ligada, estamos trabalhando para oferecer suporte a participantes que usam somente a voz em um nível igual e a todos os tipos de habilidades.

Mas e se você for tímido e preferir deixar a câmera desligada? Geralmente também sou tímido. Peço que você mantenha a mente aberta e experimente, no ritmo que for confortável. Em nossa pesquisa inicial, vemos pessoas deixando a câmera ligada com mais frequência no modo Juntos do que nos designs de grade tradicionais, e eles relatam que a experiência foi agradável. Uma coisa a ter em mente é que, quando as pessoas se tornam mais capazes de interagir expressivamente, a aparência importa proporcionalmente menos. Se as pessoas prestam mais atenção ao que você diz e indicam não verbalmente, estão prestando menos atenção à sua aparência.

Quando um grupo tenta o modo Juntos pela primeira vez, ou mesmo quando alguém vê uma foto dele pela primeira vez, as primeiras reações geralmente são boas. Você pode se perguntar se a brincadeira atrapalha o entendimento das pessoas de que existem benefícios importantes no design? Afinal, o Teams é direcionado para a produtividade. Não é o XBOX.

Depois de observar e analisar muitas sessões, cheguei a uma nova opinião. Brincar não é perda de tempo, mesmo para adultos. Não se trata de um bug, um erro da natureza humana, mas de um processo aperfeiçoado, criado ao longo de um tempo evolutivo profundo que transcende as espécies. É assim que aprendemos a interagir com novas pessoas, como construímos confiança e conforto e como investigamos nosso ambiente (considere o modo Juntos como uma nova parte de nosso ambiente.) Parei de tentar convencer os grupos novatos a ir direto aos negócios. Em vez disso, espero que eles tenham suas reações iniciais e divertidas e, então, as reuniões são maravilhosas. Não é tão simples, na verdade; às vezes, ainda os castigo durante a fase lúdica, porque é divertido ver as pessoas se rebelarem contra minhas exortações.

E a configuração física: monitores, câmeras e assim por diante?

O modo Juntos funciona bem se você não souber onde estão ou como funcionam a câmera, as telas e as janelas, mas aqui estão algumas dicas sobre como aproveitar ao máximo.

Ele mostra como você se apresenta a outras pessoas e como interage com elas. As pessoas podem ver sua cabeça virar sutilmente para responder a elas, por exemplo. Se você colocar o modo Juntos em uma pequena janela ao lado de um monitor grande, as pessoas verão você olhando muito para esse lado, o que pode parecer fora de lugar; isso significa que eles não terão o máximo de pistas de interação vindas de você. Portanto, o modo Juntos funciona melhor se a janela que o contém for colocada bem na sua frente, e ocupar toda ou a maior parte da tela.

Também funciona muito bem em monitores grandes. Adoro usá-lo em um Surface Studio. Algumas pessoas criaram configurações impressionantes de multimonitores para trabalhar em casa. Se você é uma dessas pessoas, coloque a janela do modo Juntos na mesma tela em que a câmera está centralizada e tente colocar os demais conteúdos nas outras telas durante a reunião. Se você olhar muito para o lado em um monitor diferente, pode parecer um pouco estranho. Se você deseja acompanhar os e-mails ou o chat durante uma sessão, tente colocar a janela do modo Juntos na parte superior da tela, centralizada sob a câmera, com outras janelas abaixo dela.  Assim as pessoas o verão olhar para baixo e não para o lado, o que funciona melhor para você.

O modo Juntos atualmente funciona melhor em uma tela que é pelo menos tão grande quanto um tablet; no momento, ele não é otimizado para telefones, mas eles podem funcionar se você os apoiar de frente para você e não se mexer durante a reunião. Se você usa um telefone, tente posicionar o dispositivo e você para que outras pessoas possam vê-lo olhando para a frente, para a câmera, durante toda a duração da reunião. Mais uma vez: será muito melhor se o telefone estiver parado.

É melhor se a câmera estiver centralizada, o que é o que acontece com quase todas as câmeras embutidas em laptops e PCs. O modo Juntos parece maior em tablets quando o tablet é posicionado horizontalmente, mas a câmera geralmente fica para o lado, dependendo do design do tablet. convém posicionar o tablet na vertical. A visualização será menor, mas você não será visto olhando tanto para o lado.

A primeira versão do modo Juntos não tem um recurso de posição reservada, portanto, se você sair da reunião, poderá voltar para uma diferente, o que desorientará outras pessoas que já sabiam onde te encontrar na tela. Isso pode não parecer importante, mas o processo de percepção espacial/social não é totalmente consciente, portanto, a perturbação pode ser dissonante. Tente permanecer na chamada o tempo todo, em vez de entrar e sair. O design do modelo Juntos evoluirá, assim como essas dicas, à medida que novos cenários de uso forem suportados.

As pessoas se ajustam intuitivamente para parecerem que se encaixam bem no espaço virtual, por causa disso, você pode achar que pode usar o modo Juntos para te incentivar a ter uma melhor postura. Apenas incline a câmera – ou a câmera + tela, se elas forem o mesmo dispositivo – um pouco. Dessa forma, você pode descobrir que eleva seu quadro para parecer adequadamente encaixado no modo Juntos.

Estamos aprendendo muito com os clientes sobre como tornar as reuniões mais atraentes e eficazes; temos muitas outras ideias. Gostaríamos muito que você experimentasse esse lançamento e nos dissesse o que pensa para nos ajudar a moldar o que vem a seguir. Estamos nisso juntos.

Concluindo:

A pandemia é uma droga. Mas inovações como o modo Juntos podem ajudar um pouco.

Sei que falo pelas muitas pessoas na Microsoft que contribuíram para o modo Juntos quando digo que esperamos que você encontre um maior bem-estar e produtividade ao usar o novo Teams, e talvez até se divirta um pouco durante os tempos difíceis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.