Nova Nuvem – PUCRS


O Projeto voltado as áreas de Administração, Contabilidade, Tecnologia da Informação e Engenharia com o objetivo de capacitar estudantes nas soluções de Nuvem da Microsoft, teve a sua abertura em Porto Alegre no dia 16 de Abril.

O programa também ocorre no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Fortaleza, Distrito Federal e Recife.

Nos últimos anos os serviços em nuvem têm ganhado destaque no setor de TI e movimentado bilhões de dólares e a tendência é de crescimento. Uma pesquisa encomendada pela Microsoft junto à consultoria IDC apurou que até 2015 a computação em nuvem deve gerar cerca de 14 milhões de novos empregos e as receitas de inovação em nuvem podem chegar a US$ 1,1 trilhão por ano.  De acordo com Luís Banhara, diretor de negócios para clientes corporativos da Microsoft Brasil, o projeto surgiu da necessidade de mão de obra nova e qualificada. “A Microsoft acredita na inovação e criatividade dos jovens brasileiros, e quer compartilhar, incentivar e desenvolver novas ideias e formações para o aluno e para o mercado nacional para suprir a necessidade de profissionais preparados que existe no ecossistema de parceiros Microsoft. O projeto, por sua vez, visa abrir oportunidades aos estudantes que, assim como a Microsoft, querem impactar o mundo por meio do conhecimento e da tecnologia”.

Em Porto Alegre, os participantes do Nova Nuvem foram orientados pelos professores Michael Mora e Renata Bernardon sobre o funcionamento do projeto.

O Nova Nuvem através do Centro de Inovação da PUCRS terá como canal oficial o e-mail ci@pucrs.br, por isto se você estiver participando do programa não deixe de adicionar o endereço aos seus contatos.

O Programa está dividido em duas áreas de capacitação e em três fases. Cada participante deverá escolher uma das áreas ou ambas.

Os que optarem pela área técnica deverão efetuar os cursos disponíveis no Microsoft Virtual Academy – MVA. Posteriormente a conclusão de todos os cursos deverá ser encaminhado o certificado gerado no MVA para ci@pucrs.br. Os cursos devem ser realizados até 12/05

Cursos da área técnica:

Entendendo o Windows Azure
Infraestrutura como Serviço no Windows Azure
Introdução ao Office 365
Implantando Exchange, Office e Office 365
Office 2013 – Migração, Dicas e Truques

Para quem optar pela capacitação na área comercial, o conteúdo estará disponível em outro ambiente. Os participantes receberão as instruções de como acessa-lo, porém, diferentemente da área técnica, não será necessário o envio de certificados comprovando que o curso foi realizado.

Fase 1 – Abertura

Fase 2 – Capacitação online (26/04 a 12/05)

Fase 3 – Prova Final. Área Técnica (19/05) e Comercial (20/05)

Se você não pode comparecer a Abertura do Nova Nuvem, mas se inscreveu no programa, poderá efetuar o treinamento online e a prova final.

Palestras

Durante a Abertura do Programa os participantes ainda tiveram a oportunidade assistir a duas palestras. A primeira delas foi conduzida pelo Gerente de Vendas de Softwares e Serviços da Microsoft, Fabiano Veronese.

Veronese destacou a importância de planejar a carreira profissional, as carências do mercado em relação a profissionais preparados para atuar em novos modelos de gestão e negócio.

Ao longo de sua carreira você não deve ficar fazendo as mesmas atividades e esperar que obterá um resultado diferente. É importante estabelecer metas e trabalhar para alcança-las.  A metas lhe ajudarão a saber onde você quer chegar. Uma vez que se saiba onde se quer chegar as dificuldades serão encaradas e superadas.

Trabalhar em grupo, conviver com a diversidade, ser medido e avaliado, administrar a pressão e a cobrança por resultados, são algumas das qualidades que as empresas buscam nos profissionais que elas contratam. Se você não sabe trabalhar desta forma, certamente não será um bom profissional para uma grande organização.

Imagine vocês trabalhando com 5 líderes e com uma série de informações desestruturadas…
Saber trabalhar em equipe é fundamental e saber trabalhar com novos modelos de gestão é vital.

Além de conhecer as suas potencialidades, o profissional deve conhecer a organização onde ele trabalha.
Conheça a sua organização, conheça os produtos dela, entenda a necessidade do mercado no qual ela está inserida, conheça os concorrentes, saiba como o produto que você está vendendo solucionará os problemas do cliente.

Conhecer o cliente e suas necessidades também são um aspecto relevante para qualquer profissional. Seja o cliente interno ou externo a organização, você deverá sempre buscar por sua satisfação. São os clientes que direcionam as empresas e eles precisam estar satisfeitos. O pós-venda neste cenário torna-se tão importante quanto a venda.

Apresentando as novas formas de vender e os desafios que os profissionais que vendem soluções e produtos de TI possuem, Rosana Fernandes conduziu de forma enérgica e bem humorada a segunda palestra da tarde.  Rosana é a fundadora da Inventive Consulting, instrutora certificada Sales Performance International (EUA) e representante exclusiva do Solution Selling na América do Sul, atua há 20 anos no segmento de vendas na área de TI e no desenvolvimento de projetos de melhoria do desempenho de vendas para diversas empresas líderes no setor.

O processo de venda hoje visa estabelecer uma nova realidade para os clientes. Não vendemos mais produtos e sim entregamos soluções para as necessidades, ou “para as dores” dos clientes.
Mas, muitas vezes as necessidades dos clientes precisarão ser garimpadas. Anteriormente os vendedores falavam de seus produtos e de suas empresas, porém em um mercado onde existem muitas soluções similares, o vendedor precisará estar pronto para questionar e analisar a realidade de cada cliente, buscando efetivamente uma solução e não somente um produto para vender a ele.

Estiveram presentes na Abertura do Nova Nuvem aproximadamente 250 participantes do total de 413 inscritos.

Nova Nuvem PUCRS


Você sabia que:

  • Desde 2008, o Centro de Inovação da PUCRS é um Centro de Testes Autorizado da Prometric?
  • O Microsoft Virtual Academy – MVA possui mais 200.000 estudantes no Brasil, globalmente este número sobe para quase 2.000.000 estudantes?
  • Windows Azure, possui uma nova região localizada no Estado de São Paulo?

.

.

.

.

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s