Quando um produto é licenciado pelo modelo Server+Cal deve-se, além da licença do produto, comprar a licença de acesso cliente (CAL) para cada dispositivo (Device CAL) ou usuário (User CAL) que acesse o produto. Uma CAL não é um software, ela é apenas uma licença de concessão a todos os Dispositivos ou Usuários acessam direta ou indiretamente os produtos de servidor, tais como o SQL Server e o Windows Server.
Client Access License (CAL) Decision Tool
O cenário para a aquisição de Cal de Windows Server nem sempre é claro. Para ajudar quem está em dúvida sobre qual decisão tomar, o site Microsoft Volume Licensing possui uma ferramenta que indica, com base no cenário informado, qual é a melhor opção de aquisição.
Dentre as opções estão: Números de usuários da organização, porcentagem de acessos através de dispositivos móveis e a porcentagem de equipamentos que são compartilhados.
Acesse: Client Access License (CAL) Decision Tool
Quando utilizar User ou Device Cals:
- Com a CAL de Usuário (User Cal), deve-se comprar uma CAL para cada usuário que acessa o servidor. Orienta-se a adquisição de uma User CAL quando os funcionários de empresa precisam ter acesso móvel à rede corporativa usando vários dispositivos ou a partir de dispositivos desconhecidos, ou simplesmente quando há mais dispositivos do que usuários de na organização.
- No modelo com a CAL por Dispositivo (Device Cal), deve-se comprar uma Cal para cada dispositivo que acessa o servidor, independentemente do número de usuários que usam esse dispositivo para acessar o servidor. Se empresa possui funcionários que compartilham dispositivos, por exemplo, em diferentes turnos de trabalho, as Device CALs são a maneira mais econômica de licenciamento.
Ana, muito bom o artigo, me ajudou nas minhas dúvidas. Parabéns.