Certificação Microsoft para Iniciantes – Microsoft Technology Associate (MTA)


Com o objetivo de comprovar  a capacidade do profissional de implementar, planejar, administrar, desenvolver soluções em uma ou mais tecnologias/produtos Microsoft o programa de certificações,  Microsoft Certified Professional – MCP, foi desenvolvido.

Atualmente as certificações Microsoft estão organizadas em diversas categorias, tais como: MCITPMCTSMCPDMCSAMCSDMCSEMOSMTA.

Cada categoria por sua vez poderá abordar produtos e tecnologias diferentes nos quais definem os caminho que cada profissional segue.

Mas, se você está apenas iniciando sua carreira TI ou está procurando melhorar sua compreensão dos fundamentos sobre as áreas de Infraestrutura Desenvolvimento ou Bancos de Dados, existe uma categoria destinada a você. As certificações Microsoft Technology Associate – MTA avalia a capacidade de compreensão e entendimento básicos dos tópicos que são cobrados. Normalmente, é recomendável possuir experiência prática no uso do hardware e da tecnologia, mas nem sempre é necessário.

As certificações MTA estão divida em três categorias, no quais definem os caminhos para outras certificações com nível mais avançado de conhecimento. Você pode iniciar a sua carreira através da MTA e a medida que evolui no seu conhecimento buscar as outras certificações.

mta

Veja abaixo, a listagem dos exames disponíveis para a Certificação MTA:

MTA  de Infraestrutura:

MTA de Banco de Dados:

MTA de Desenvolvimento:

Além da disponibilidade para profissionais de TI, a MTA está acessível a estudantes. Entenda o que muda se você é um estudante e gostaria de fazer os exames acessando o site: http://www.microsoft.com/learning/en/us/mta-certification.aspx#fbid=a6zmFeYMlXE

Material de estudo para a Certificação MTA

No site da Certiport [+] você encontrará o guia de estudo para cada um dos exames.

E para quem fizer o exame 98-367, encontrar no MVA um curso totalmente dedicado a ele: Fundamentos de Segurança: Exame 98-367.


Sobre o MVA

O MVA é uma plataforma global ou uma experiência de aprendizado dedicada a Tecnologias Microsoft. Com o objetivo ajudar no desenvolvimento profissional,  é possível realizar vários treinamentos e exames para cada módulo de forma gratuita. Os usuários obtém acesso a todas as informações, estatísticas e progresso de sua carreira de treinamento dentro da plataforma de aprendizagem.

Em resumo, o MVA disponibiliza: Formação completamente de graça. Recursos on-line, vídeo on demand e artigos de especialistas. Três tipos de conteúdo, cursos , carreiras e especializações. Documentos especializados, laboratórios on-line e Webcasts. Categorias de Reconhecimento: Bronze, Silver, Gold, Platinum. Aprendizagem no seu ritmo, disponível quando você quiser.

Para acessar a plataforma, faça logon no MVA [+].  Selecione um dos roteiros desenvolvidos para aumentar sua experiência e inscreva-se. Selecione os tópicos do aprendizado nos quais está interessado, estude os materiais e obtenha aprovação nas autoavaliações para acumular pontos e obter o status de Bronze, Prata, Ouro ou Platina.

Mas lembre-se, escolha como país o Brasil para ter acesso ao conteúdo em português.


Por que ser um profissional certificado

A conquista de uma Certificação Microsoft comprova seu conhecimento e sua experiência no uso dos produtos e soluções da Microsoft.  Segundo a Redmond Magazine em publicação no ano de 2006, mais de 40% dos entrevistados afirmavam que a Certificação Microsoft permitiu que melhorassem sua capacidade de encontrar ou manter um emprego ou conseguir uma promoção. Você pode ser um iniciante no uso da tecnologia, pode estar mudando de emprego ou ser um profissional de TI experiente; seja como for, a conquista de uma certificação mostrará a clientes, colegas e empregadores que você está empenhado em aperfeiçoar suas habilidades e aceitar desafios maiores.

Confira  no vídeo gravado durante o TechEdBr e publicado pelo Portal Educação , a importância e os benefícios de ser um profissional certificado.


Como fazer uma prova de certificação

O processo de inscrição para o exame envolve as seguintes etapas:

Escolha uma certificação: A Microsoft oferece diversas certificações profissionais que buscam atender uma variedade de funções e níveis de experiência.

Selecione seu primeiro exame: Uma vez que você tenha selecionado uma certificação, procure por um exame para começar o caminho até alcançá-la. Você pode encontrar exames necessários listados nas páginas de certificação individual, ou usar o Catálogo de aprendizagem para pesquisar exames pela tecnologia, o número de exames, ou título. [+]

Efetue a inscrição para o exame: Acesse o site da  Prometric para agendar o local e a data no qual fará o exame. [+]


Pagamentos em reais

Os candidatos à certificação Microsoft no Brasil agora poderão pagar por seus exames em reais. Desde o dia 09 de Janeiro de 2012, a Prometric está aceitando pagamentos por inscrições para exames em moedas locais. A alteração na opção de moedas também ocorreu em outros países da América Latina, como Argentina, Peru, Colômbia e México. Os pagamentos podem ser efetuados com cartões de crédito ou débito. Se você não possuir cartões de crédito ou débito, poderá obter um cartão pré-pago recarregável ou cartão-presente, disponível através dos bancos Bradesco e Banco do Brasil. Alternativamente, você pode visitar o Centro Autorizado Prometric mais próximo para saber sobre a possibilidade de se registar com dinheiro. [+]


Guia de Sobrevivência: Certificações Microsoft 

Ao começar seus estudos para uma certificação, você certamente buscará na internet informações sobre o conteúdo. Porém além de estudar para um exame, você também pode contribuir com o aprendizado de outros profissionais. No TechNet existe uma página wiki ,  criada pelo Luciano Lima @LucianoLima_MVP  e destinada as Certificações Microsoft com o objetivo reunir  materiais relacionados as Certificações Microsoft. [+]


 Para mais informações sobre Certificações Microsoft, acesse: Microsoft Learning


.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Certificação Microsoft para Iniciantes – Microsoft Technology Associate (MTA)

  1. No site http://www.dotnetsql.com.br tem bons simulados e em português para varias provas e ele grava as estatísticas/histórico de cada prova que vc realiza. Um excelente e surpreendente material para estudos!

    Tudo online e gratuito!

    70-432 – MCITP Database Administrator SQL Server 2008
    70-410 Installing and Configuring Windows Server 2012
    70-515 – Web Applications Development
    70-433 – MCTSMicrosoft SQL Server 2008

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s