O Azure é seguro? – Guias de Referência


Quais os riscos de utilizar o Azure? O Azure é seguro?  Provavelmente bem mais que o seu ambiente! Afinal, atualmente ele conta com mais de 1,4 milhões de databases, 500 milhões de usuários do Azure AD, 1,5 trilhões de mensagens por mês processadas pelo Azure IoT, 777 trilhões de transações de storage por dia, 1 milhão de servidores hosteados e 1,5 milhões de requisições de rede por segundo!

Para quem está trabalhando e buscando conhecer mais sobre o Azure da Microsoft, seja por ter um projeto em vista relacionado a Cloud, seja por necessidade de uma atualização de conhecimento, certamente já se fez as perguntas acima.

Apesar de sabermos que a resposta para a questão de segurança do Azure é Sim, ele é seguro, em alguns momentos poderá faltar alguma referências para compartilharmos com colegas e equipe. Por isso, deixo para vocês algumas fontes de informações bem preciosas referente ao Azure e as soluções em nuvem da Microsoft.

The Microsoft approach to cloud transparency – Using the Cloud Security Alliance’s Security, Trust & Assurance Registry (STAR)

Este documento fornece uma visão geral de vários riscos, governança e segurança da informação quadros e normas. Ele também introduz a estrutura específica da nuvem da Cloud Security Alliance (CSA), conhecida como Security, Trust & Assurance Registry (STAR).

“A decisão sobre como avançar com a implantação de nuvem é um passo importante. Como organizações visualizam os benefícios da computação em nuvem através de uma rápida implantação e provisionamento, até ou redução de escalae redução de custos, elas encontram a migração para a nuvem como uma desejável entrega de serviçosNo entanto, tal migração e a implantação de novos serviços são às vezes lentos ou impedidos pela necessidade de uma investigação completa dos riscos envolvidos e mitigação dos riscos. No processo de aplicação de computação em nuvem, muito do risco é visto como novo, ou até mesmo desconhecido, quando comparado ao risco existente, do dia a dia, operacionalAlgumas das inquietações e complexidade envolvida na seleção de um provedor de nuvem podem ser aliviados por meio de um quadro comum de controlesEsse quadro deve basear-se sobre as melhores práticas do setor uma verdadeira compreensão e avaliação da implantação de nuvem, considerações e riscos. Esse quadro também deve ajudar a aliviar grande parte dos custos envolvidos na avaliação da alternativa a soluções e ajuda para gerenciar significativamente os riscos inerentes em na implantação de qualquer nova tecnologia.
CSA publica e mantém a STAR, que foi criada para reduzir grande parte do esforço, ambiguidade e custos de obter o direito informações sobre práticas de segurança e privacidade dos provedores de nuvem. A STAR usa a Cloud Controls Matrix (CCM) para fornecer uma detalhada compreensão dos conceitos de segurança e privacidade e os princípios que estão alinhados com a orientação de Cloud Security Alliance. Para ajudar as organizações a implantar soluções, de computação em nuvem, a Microsoft oferece suas respostas detalhadas ao STAR, que estão publicamente disponíveis para Site do CSA. A Microsoft incorpora orientações a ISO 27000 e exemplifica o compromisso e a importância em relação a segurança e a privacidade dos seus clientes.”  –  
.
Microsoft Azure Infographics
Acesse uma coleção de infográficos sobre o Azure. Eles podem lhe auxiliar tanto na consulta de informações como também um resumo para quem está estudando sobre o Azure.
.
 Azure Fundamentals | Microsoft Learning – Microsoft OpenEDX
Este curso fornece conhecimento de nível fundamental sobre o Microsoft Azure. Destina-se a pessoas que estão buscando aprender sobre o que é o Microsoft Azure, como ele funciona, quais são os serviços que ele fornece e como melhor você pode alavancá-los.
.
Azure Regions

Os serviços Azure são hospedados em centros de dados gerenciados pela Microsoft em todo o mundo. Os centros de dados estão localizados em várias áreas geográficas, com um par de centros de dados regionais em cada região geográfica.

Visualize as regiões atuais onde o Azure está disponível.
.
.
..
.
.
.
.
.
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s