Com o desenvolvimento constante da tecnologia e os novos desafios de governança, mobilidade e produtividade, surgem novos cenários que demandam das empresas adaptação e modernização. A busca por uma plataforma moderna, na qual os stakeholders mantenham seu desempenho em meio a situações que exigem praticidade e mobilidade, tem se tornado um tópico cada vez mais relevante para as organizações de TI das empresas. Pensando nestes novos cenários a Microsoft realizou em Porto Alegre no último dia 13 um evento para seus clientes.
O Device Day teve no centro de sua pauta o Ganho de Mobilidade e Gestão de Dispositivos Móveis e o Aumento de Produtividade através do Office 365 e do novo Office.
Marcio Bulhões, Windows Enterprise Solution Specialist, iniciou a sua apresentação relacionando o custo da perda de um dispositivo de armazenamento com o custo da perda de uma informação crítica para a empresa. Márcio ainda questionou os participantes sobre a forma como a TI pode garantir que as informações não sejam perdidas, apresentou as novas formas de trabalho que possuímos hoje.
O Windows “reimaginado” foi amplamente explorado durante a apresentação. “As pessoas acham as aplicações mais fáceis. E cada vez mais a experiência Windows está centralizando as aplicações indiferentes dos devices”. Contudo destacou que “As pessoas precisam saber quais dispositivos elas querem utilizar. As empresas precisam conhecer a necessidade dos seus funcionários. Nem sempre um determinado dispositivo é para trabalhar o dia inteiro”.
No ambiente corporativo deve-se ao definir um device para um funcionário levar em conta a necessidade de mobilidade, o tipo de trabalho, os aplicativos que deverão ser utilizados, necessidade de conectividade e o gerenciamento.
As vantagens de ter o Windows 8 nas empresas, também fizeram parte da pauta. Dentre os destaques estão: Bitlocker e Bitlocker to go disponível no Windows 8 Pro, o Boot confiável, a Experiência consistente e excelente cross devices e ainda a mobilidade.
O término do suporte ao Windows XP, que ocorrerá no dia 08 de abril de 2014, não passou despercebido. “Você pode continuar com o Windows XP após o término do suporte, seu computador continuará funcionando, mas ele poderá ficar vulnerável a vírus e a riscos de segurança. Além disso, à medida que mais fabricantes de software e hardware continuarem otimizando para versões mais recentes do Windows, você poderá encontrar um grande número de aplicativos e dispositivos que não funcionam com o Windows XP.”
Rafael Azevedo , Product Specialist at Microsoft, apresentou as tendências para a nova era: Mobilidade, Nuvem , Social e BI e ainda relacionou o custo de manter uma infraestrutura de TI, no qual pode chegar a 70% do orçamento de TI, as necessidades de colaboração em tempo real. Dentre os diversos dados apresentados por Rafael estavam:
-
1 bilhão de smartphones até 2016. Em média uma pessoa usa 4 devices por dia.
-
82% da população online do mundo está envolvida em redes sociais.
-
50% dos clientes corporativos já estão na estrada para a nuvem.
Diante deste cenário fica o desafio de entregar aos funcionários as ferramentas que eles precisam em qualquer plataforma e em qualquer dispositivos. Para atender esta demanda, Rafael apresentou o Office 365, explicou as diferenças entre a forma de licenciamento em relação a versão on-premise do Office.
Os novos recursos do Excel, as facilidades de conectar os funcionários através do Lync, e as possibilidades de colaboração em tempo real também foram destaques durante a apresentação.