Blog x TechNet Wiki – Diferenças na publicação de um artigo


Por diversas vezes eu já recebi alguns questionamentos sobre como começar a escrever para o TechNet Wiki. Muitos destes questionamentos possuem dois aspectos, o primeiro é por onde começar e o segundo se refere ao conteúdo. A maior dúvida, quanto ao conteúdo é se podemos aproveitar o que já possuímos publicados em algum blog.

A resposta para esse questionamento é bem simples: Sim, podemos aproveitar. Mas, existem alguns pontos que eu considero importantes quando deixamos de produzir conteúdo para blogs pessoais e passamos a produzi-los para Wikis.

Abaixo eu listei uma série de pequenos aspectos que eu observo na produção de artigo para Wikis, contudo, caso você queira aprofundar o seu conhecimento, sugiro que leia os princípios apresentados pela Wikipédia.


As diferenças

Quando escrevemos em nosso blogs, é comum nos apoderarmos dos post. Frequentemente você encontrar frases tais como:

  • ‘Durante a instalação eu encontrei o seguinte erro…’;
  • ‘No meu post…’;
  • ‘Eu instalei primeiramente’;
  • ‘Hoje eu vou apresentar para vocês…

Mas, quando escrevemos um artigo para uma Wiki, existe um princípio de sermos o mais imparciais possível. Este princípio faz com que o conteúdo seja apresentado para o leitor de uma diferente.

  •  Exemplo: ‘Durante a instalação eu encontrei o seguinte erro…’;
  •  Sugestão: ‘Durante a instalação, o seguinte erro foi exibido’;

Lembre-se dos artigos que você já leu na Wikipédia, quem são as pessoas que os escreveram? Dificilmente você saberá responder a esse questionamento, pois o foco da enciclopédia é em seu conteúdo e não para quem o publicou. Além disso, seguindo outro princípio, um artigo em um wiki, pode e deve ser melhorado por diversas pessoas.

  • Evite: Utilizar assinaturas com o seu nome nos finais do artigos.
  • Evite: Apresentar opiniões, busque sempre apresentar fatos.
  • Evite: Fazer críticas.

Parte 1, Parte 2, Parte 3 de um post como levar para o TechNet Wiki ?

Quando você publica uma artigo em Wiki o ideal é que ele seja o mais completo possível. Uma coisa é fato, evite a publicação de artigos em partes, principalmente se o conteúdo destes post forem referente a uma única situação, por exemplo, Instalação do Windows 8.

Sabemos que artigos muitos longos também não agradáveis e podem ser um pouco cansativos. Neste caso cabe a você avaliar se no conteúdo do artigo não há outros aspectos que estão sendo abordar e que poderiam estar em uma artigo exclusivo para isto. Levando em conta o exemplo anterior, um artigo sobre instalação não teria informações do que mudou de uma versão para outra, as novidades, e ainda como configura-lo ou personaliza-lo.

E lembre-se quanto mais completo o seu artigo, mais facilmente ele poderá ser descoberto pelas ferramentas de busca.

Ao publicar um artigo busque por conteúdos relacionados e adicione-os ao ‘Veja Também’. Esta pratica ajuda o leitor encontrar informações relacionadas. Diferente dos nossos blogs que sugerem páginas a serem visitadas, uma wiki não tem esta facilidade.

wiki veja também

Um ponto bem importante a ser observado em uma wiki, são os links colocados no conteúdo com o intuito de facilitar o acesso a uma determinada informação. É comum encontramos em Blogs algumas referências a outros artigos apresentadas da seguinte forma:

  • Eu publiquei ontem um artigo…
  • Durante esta semana vou fazer uma série de artigos referentes a esta tecnologia…
  • Eu já postei aqui no blog um artigo que falava sobre isto…
  • Recentemente foi publicado um artigo que apresentava….

Contudo, em uma wiki você não deve considerar estas observações temporais. Veja que um artigo em uma wiki não segue uma ordem cronológica e o acesso a ele muitas vocês ocorre em virtude do resultado de uma busca. Desta forma evite este tipo de observação.

Partindo deste pensamento que nem sempre o acesso ao artigo ocorrerá de uma maneira linear e cronológica, ao referenciar outros artigos, coloque o nome do artigo e o link para ele. Imagine alguém ter que fazer uma busca dos artigos existentes para um determinado autor, ver a data que o artigo foi publicado e procurar através desta data outros artigos com uma data de publicação da semana anterior.

O uso da palavra ‘recentemente’ ilustra bem isto. A referência ‘recentemente’ vai ser valida por alguns dias, depois disto imagine ler um artigo de um ano atrás! Não fará sentindo mais o uso da palavra recentemente no artigo.

O Matthew Yarlett, publicou recentemente no Blog do WikiNinjas um artigo chamado, Planning a Great Article. Para encerrar este post, eu quero deixar a indicação de leitura deste artigo. Você vai encontrar 9 dicas básicas que ajudarão e muito na hora de planejar um novo artigo ou ajustar um artigo existente. São elas:

1. Qual é o objetivo do artigo?
2. Conheça seu público (leitor)
3. Deve ser um artigo ou vários artigos (vinculados)?
4. Pré-preparar tudo (capturas de tela, exemplos de código, o conteúdo de artigos e vídeos)
5. Mantenha seu artigo simples e direto ao ponto
6. Usar títulos claros, parágrafos curtos e frases simples
7. Escrevê-lo, lê-lo, através de verificação ortográfica, então tente condensá-lo
8. Mantenha a formatação simples
9. Conheça o Padrão.


Veja também:

.

.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Blog x TechNet Wiki – Diferenças na publicação de um artigo

    • Priscila vou confessar que eu ainda faço muitas coisas erradas. Mas o bacana é o aprendizado e o cuidado em sempre melhorar o que fazemos. Este post poderia ter se chamado: NÂO FAÇA CTRL+C, CTRL+V de artigos prontos…. encontramos muito isto por lá! Espero que ajude aqueles que estão iniciando as suas contribuições.

      Que bom que gostaste! Abração!!

  1. Pingback: Segunda-Feira - Entrevista Ana Paula Almeida. - Wiki Ninjas Brasil - Blog do TechNet Wiki - Site Home - TechNet Blogs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s