Interopday 2013


O prédio 32 da PUCRS recebeu no dia 23 de novembro o InteropDay. O evento, que está em sua terceira edição, tem como objetivo apresentar produtos e soluções indiferentemente da plataforma a qual pertença.

Renata Bernadon, coordenadora do Centro de Inovação Microsoft, fez a abertura do evento. Durante a sua apresentação foram apresentados dados sobre os 10 anos de atuação do MIC na PUCRS, no qual já realizou mais de 300 cursos e capacitou ao longo de suas atividades mais de 900 estudantes.

O keynote speaker do evento foi o CIO LATAM da Dell, Roberto Coelho. Inovar, empreender, conhecer outras culturas e idiomas, certificar-se, investir em seu marketing pessoal e ser arrojado foram algumas das palavras chaves que Coelho apresentou a quem deseja ocupar um cargo de CIO em uma grande empresa de TI. Para os presentes no qual já possuem uma carreira, Coelho reforçou a importância de se trabalhar com aquilo que gostamos de fazer e que para se ter sorte ao longo de uma carreira devemos entender a relação que ela depende de preparação mais oportunidades. Por fim deixou o questionamento “estamos preparados para assumir novas oportunidades?”

A palestra ‘Tecnologia Impulsionando Talentos’ apresentada por Rodrigo Dias, contou com diversas informações do mercado de TI e como as tendências deste mercado geram oportunidade para os profissionais da área. Mobilidade, Ferramentas Sociais, Cloud, Big Data, Apps foram destaque na apresentação. Os programas de relacionamento e desenvolvimento promovidos para estudantes pela Microsoft encerraram a pauta da palestra.

Gustavo Amici foi objetivo em sua palestra sobre os riscos do termino do suporte do Windows XP: “Sua empresa pode parar”. Contudo, Gustavo incentivou a todos os presentes para que conversem a respeito do término do suporte,  impactos negativos dele em uma organização e ainda como investir na atualização de sistemas operacionais gerará mais retornos (sejam eles de produtividade ou investimentos) do que sistemas sem suporte.

Se você precisa utilizar o Windows para executar aplicações repetitivas no qual não podem parar? Considere utilizar o Windows Embedded. Durante a palestra ‘Windows 8 Tablet, Tablet Android, Windows Embedded, um novo mundo de oportunidades’ Claudenir Andrade apresentou as diferenças entre os diversos Windows existem e o propósito de cada um. De uma maneira muito divertida, utilizando comparações e exemplos reais o palestrante comparou quando e como um Windows, seja ele Embedded, CE ou Big, é utilizado (ou não) de forma correta.

Durante a sua palestra Claudenir comentou sobre não estarmos atentos ao uso indevido do Windows. E mencionou que dentre os Windows Embedded é aquele que todos nós usamos sem perceber. Após o evento, em uma rápida passada por um shopping de Porto Alegre, pude evidenciar inúmeros exemplos que realmente precisamos reconsiderar e observar na utilização do Windows.

Trouxe para o post dois desses exemplos:

Na primeira foto temos um totem que deveria estar executando uma aplicação para a emissão de tickets de cinema, contudo por estar sem conexão a internet a aplicação não executava e consequentemente havia um erro um erro na tela. Muitos usuários que chegavam ao totem tentaram seguir as instruções do erro e acessar diversas opções de aplicativos que haviam no totem. Já na segunda foto, encontramos um Windows Embedded em utilização, porém com o screensaver ativo.

windows embedded

Seguindo as palestras técnicas, tivemos Marcos Rodrigues falando sobre Consumerização de TI e como a TI das empresas devem estar estruturadas para permitir um ambiente seguro, respeitando o direito de acesso as informações e garantindo a produtividade de cada usuário. Dentre os inúmeros cases e dados da infraestrutura da Microsoft, Marcos destacou que são as pequenas mudanças que fazem a TI evoluir, se o impacto de mudança de tecnologia for muito grande, certamente algumas etapas, sejam elas de planejamento ou implementação, ficaram para atrás.

Gustavo Montesdioca iniciou a sua palestra sobre Monitoramento de múltiplas plataformas com o System Center 2012 R2 explanando sobre a importância de monitorar serviços de TI e o impacto de mantermos o gerenciamento destes serviços. O Operations Manager recebeu o maior destaque na apresentação. Gustavo falou ainda sobre falta de especialistas em System Center e incentivou o público para que invista na carreira de gerenciamento/monitoramento de serviços, aplicações e infraestrutura.

André Ruschel e Rafael Felipe Silva dividiram o palco para palestrar sobre VDI (Virtual Desktop Infrastructure) no Windows Server 2012 com boot remoto de Linux , as novidades do Windows Server 2012 R2 incluindo os aprimoramentos de experiência do usuário final quando utilizado acessos remotos.

Encerrando as palestras tivemos Alessandro Binhara apresentando como desenvolver e portar apps C# para Android e iPhone. Binhara, além do conteúdo técnico ressaltou ao longo da sua apresentação a importância dos desenvolvedores de apps estarem atentos ao desenvolvimento multiplataforma, bem como o ganho no uso de linguagens de programação no qual podem ser aproveitadas em diversas plataformas.

Interopday 2013

.

.

.

.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s