É possível transferir licenças Windows adquiridas através de contratos por volume?


Uma das principais característica do licenciamento por volume é a possibilidade de podermos utilizar uma mesma chave (Product Key) para a ativação de diversos equipamentos. Diferentemente do licenciamento OEM que uma única chave destinasse a somente a um único e exclusivo equipamento.

Porém um dos questionamentos feitos em relações a ativação de licenças por volume é se há a possibilidade de alocarmos e deslocarmos licenças ou até mesmo se há como transferir uma licença de um micro para o outro.

Para quem utiliza o VLSC( Volume Licensing Service Center – Centro de Atendimento de Licenciamento por Volume) para controlar os seus contratos e faz a ativação de suas licenças através do método MAK (Multiple Activation Key – Chaves de Ativação Múltipla) verificará que a cada licença ativada esta é contabilizada no site.

Quando iniciamos um novo contrato, a contagem de ativações está zerada e juntamente com esta contagem é exibido o número máximo de ativações que podemos chave atribuída ao contrato.

Esta contagem de ativações é feita para que você consiga monitorar quantas vezes a ativação para aquela chave/contrato foi feita. Evitando assim que essa a chave seja usada de forma indevida.

Imagine o seguinte cenário:  Você é o responsável pelo controle do licenciamento em sua organização….  Durante as suas atividades você somente ativou 5 micros com uma determinada chave/licença, contudo no site consta que há 40 licenças ativadas.

Neste caso você pode verificar se esta chave não está sendo utilizada por outros indivíduos da sua organização ou até mesmo se ela não foi roubada. Caso seja necessário bloquear esta chave, você poderá entrar em contato com a Microsoft e após o bloqueio solicitar uma nova chave.

Outra situação que pode ocorrer é que o número máximo de ativações seja atingido pelas atividades de substituições de micro ( com se fosse a transferência da licença), caso isto ocorra também será possível solicitar uma nova chave a Microsoft. Nesse caso a chave antiga não será bloqueada.

Veja que o número de ativações que você visualiza no site representa apenas o número de ativações e não o número efetivo de micros que você possui o Windows instalado.

Além disto, afim de auditorias a Microsoft não utiliza a informação de quantas ativações há para os contratos de licenciamento por volume e sim o que você efetivamente possui instalado na sua empresa.

Para maiores informações visite a página:  Licenciamento e ativação por volume do Windows

Advertisements

Um pensamento sobre “É possível transferir licenças Windows adquiridas através de contratos por volume?

  1. Pingback: Como fazer o download de produtos Microsoft através do VLSC « @anapdealmeida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s