Software ilegal, não assuma este risco


Você sabia que ao utilizar um software ou uma licença pirata na sua empresa está praticando um ato de pirataria?

A posse de um software copiado ilegalmente é também uma forma de pirataria. Por isso, se você trabalha em uma empresa e é responsável pela instalação ou gerenciamento de softwares, fique atento. Uma das primeira formas de se preocupar se você está utilizando algum software pirata, é conhecer os tipos de pirataria.

Veja abaixo a classificação dos tipos de pirataria de software descritas no site Antipirataria da Microsoft:

  • Pirataria do usuário final: quando usuários copiam software sem ter a devida licença para cada cópia. Isso inclui tanto a cópia e a distribuição informal entre pessoas ou empresas que não monitoram rigorosamente o número de licenças de software instaladas, como as pessoas ou empresas que não adquiriram licenças em número suficiente para cobrir todas suas instalações de software.
  • Software pré-instalado: quando um fabricante de computadores utiliza uma cópia de software para instalá-la em mais de um computador. Ao adquirir um PC novo, os consumidores devem ficar atentos à correta documentação da licença, o que lhes assegura o benefício pelo preço pago pelo produto. Mais informações sobre este tópico estão na página do COA.
  • Pirataria pela Internet: quando cópias não autorizadas são instaladas no computador via Internet. Quando um produto estiver disponível para download via Internet, assegure-se que o proprietário do software autorizou sua distribuição.
  • Falsificação: quando são feitas cópias ilegais de software e estas cópias são distribuídas em embalagens que imitam a embalagem do fabricante do software original. Estes pacotes de software normalmente incluem cartões de registro falsificados, com números de série não autorizados.
  • Pirataria através de leilões on-line: este tipo de pirataria pode tomar várias formas:
  • Revendas de produtos de software que violam termos originais da venda; produtos NFR (Not for Resale – produtos de venda proibida); produtos de software de fabricantes OEM (distribuídos com as máquinas) não autorizados para venda a terceiros.
  • Produtos de distribuidores on-line com ofertas especiais do fabricante de software; estoques em liquidação por causa de fusões ou aquisições de empresas, ou vendas de produtos por falência de empresas. Esses tipos de argumentos são utilizados para iludir os consumidores, fazendo-os acreditar que estão recebendo produtos originais que não teriam esse tipo de desconto em condições normais.

Uso de chaves de ativação encontradas na internet

Outra pratica comum e indevida é o uso de chaves de ativação de softwares encontradas através de buscas pela internet. Apesar de muitas destas chaves habilitarem o uso de um determinado software, este ato não caracteriza o direito de uso. O licenciamento de um aplicativo/software ativado através de uma chave de produto necessita da aquisição da licença através de seu fabricante, fornecedor ou parceiro de venda.

Os riscos

Por ser considerado uma propriedade intelectual os softwares possuem licenças de utilização. Essas licenças de software são documentos legais que descrevem a correta utilização e distribuição deste software. Ao utilizar um software pirata na sua empresa, você estará colocando em risco não somente a sua rede de computadores e servidores, mas também estará colocando  toda a empresa sob risco de infringir a legislação de direitos autorais.

Não assuma este risco, fique atento ao instalar um software e se você desconfiar da legalidade da licença busque informações a respeito.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s