O Relatório da McAfee sobre ameaças, apresenta que ao término de 2012, o cenário de ameaças continuava a evoluir em muitas frentes, de maneiras que ameaçavam tanto consumidores quanto empresas.
As três principais tendências e eventos observados pelos pesquisadores do McAfee Labs durante o quarto trimestre foram:
-
Crescimento súbito no malware voltado para dispositivos baseados em Android.
-
Surgimento de uma nova ameaça persistente avançada direcionada contra empresas de serviços financeiros e seus clientes.
-
Uma volta a taxas de crescimento de dois dígitos nas ameaças direcionadas para plataformas PC e o surgimento de ameaças e táticas novas e mais perigosas por parte das quadrilhas de criminosos cibernéticos.
O McAfee Labs descobriu um crescimento material no uso da Internet para vender documentos falsos, como passaportes, documentos de identidade e contas de serviços públicos, além de outros tipos de documentos emitidos pelo governo. Embora seja preocupante, essa tendência evidencia pouco mais que a aplicação da tecnologia de comércio eletrônico, por parte de quadrilhas criminosas, a um ramo de atividade já existente várias gerações antes do advento da Internet.
Finalmente, a atividade hacktivista aumentou modestamente no quarto trimestre, com ataques observados contra alvos dos setores público e privado em Israel, Síria, Reino Unido e Estados Unidos.
Embora os ataques realizados por hackers supostamente ligados ao grupo Anonymous provavelmente continuem sendo uma característica do cenário de ameaças ao longo de 2013, o McAfee Labs prevê o declínio desses ataques ao longo do ano, dando lugar a ataques patrocinados e executados por países.
Confira o reltório completo em: