AI Builder – O que é, como licenciar, administração e roteiros de aprendizagem


Conceitualmente o AI Builder permite que usuários e desenvolvedores adicionem recursos de Inteligência Artificial aos workflows do PowerAutomate e PowerApps, criados utilizando a solução de Power Platform da Microsoft, e ainda usar certos tipos de modelos no Dynamics 365 e no SharePoint.

Com o AI Builder é possível:

  • Analisar texto para fins de classificação, detecção de frases-chave, idioma e sentimentos.
  • Prever se algo acontecerá.
  • Processar informações de cartão de visita.
  • Processar o texto de imagens.
  • Ler e salvar informações de documentos padrão.
  • Reconhecer e contar elementos em imagens.

Por si só o AI Builder não é um produto e sim um recuso que aprimora e amplia as possibilidades de uso sem a necessidade de escrever código. Isso é possível pelo uso dos templates, conectores e pela própria proposta low-code da Power Platform.

A Power Platform é composta por quatro aplicativos principais: Power Apps, Power Automate, Power BI e Power Virtual Agents.

  • Power Apps: fornece um ambiente para a construção de aplicativos personalizados para necessidades de negócios. Com uma interface simples, tanto os usuários quanto desenvolvedores rapidamente conseguem criar aplicativos.
  • Power Automate (Antigo Flow): permite que os usuários criem fluxos de trabalho automatizados.
  • Power BI:  É a ferramenta de Business Intelligence da Microsoft e também a parte de análise e insights para a Power Platform.
  • Power Virtual Agent:  Permite que qualquer pessoa crie chatbots poderosos usando uma interface gráfica guiada e sem código, sem a necessidade de cientistas de dados ou desenvolvedores.

Você testar gratuitamente os aplicativos, através dos links:

Conforme mencionando anteriormente o AI Builder é um recurso, ou seja, um complemento a ser adicionado a um produto base.

Para utilizá-lo será necessário que você tenha adquirido a assinatura de um dos produtos base. A aquisição das assinaturas estão disponíveis através do site da Microsoft e dos Programas de Licenciamento.

Além dos Programas, existem também as ofertas de licença, onde você pode adquirir os produtos individualmente ou como parte de outras soluções, como Office 365 e o Dynamics 365.


Licenciamento

Os programas de licenciamento são canais onde você pode comprar as assinaturas dos produtos da Power Plataform.

Eles estão disponíveis através dos seguintes Programas de Licenciamento (“Contratos”):

  • Enterprise Agreement (EA)
  • Enterprise Agreement Subscription (EAS)
  • Server and Cloud Enrollment (SCE)
  • Enrollment for Education Solutions (under the Campus and School Agreement) (EES)
  • Microsoft Online Government
  • Microsoft Products and Services Agreement (MPSA).
  • Microsoft Online Subscription Program (Web Direct/MOSP)

Para informações detalhadas sobre os programas, ofertas, planos, direitos de uso, licenças para usuários externos e capacidades, leia com atenção o: Microsoft Power Apps, Microsoft Power Automate and Microsoft Power Virtual Agents Licensing Guide

Você pode adquirir o AI Builder através de créditos e unidade de assinatura.

Cada assinatura inclui 1 milhão de créditos do serviço AI Builder por mês e custa US$ 500*.

Porém a aquisição dela é de um ano (12 meses – US$ 6.000*).

Dessa forma o AI Builder é uma assinatura anual mas sua a capacidade é mensal.

Os modelos (templates) consomem créditos de serviço quando são treinados, usados em um aplicativo ou fluxo, ou agendados para execução periódica. A capacidade consumida varia de acordo com o módulo de IA, o tamanho e a complexidade do conjunto de dados. A AI baseia-se nos tipos de modelo que você escolhe, com base nas necessidades de aplicação no seu processo.

Por exemplo, você poder criar um modelo de detecção de objetos que reconheça produtos em uma imagem ou um modelo de previsão que preveja os resultados de negócios com base em padrões que a IA aprende com os seus dados históricos.

Neste link você encontrará mais informações sobre tipos de modelos de IA: https://docs.microsoft.com/pt-br/ai-builder/model-types#list-of-ai-model-types.

Estimar o uso e quantidade de assinaturas, sem nunca ter utilizado o AI Builder é uma tarefa complexa. Mas há uma maneira mais fácil de fazer isso.

Através da calculadora,  https://powerapps.microsoft.com/pt-br/ai-builder-calculator/ , você consegue mapear os cenários pretendidos onde você utilizará o Ai Builder e as variáveis necessárias para estimar quantas assinaturas serão necessárias.

*Valores de referência do site da Microsoft. Lembre-se de que ter um parceiro apoiando a sua empresa pode lhe trazer inúmeros benefícios. Para encontrar um paceiro consulte: Solution Providers


Posso testar o AI Builder antes de comprar?

Sim, os usuários sem uma licença existente do Power Apps ou do Power Automate podem acessar a capacidade de avaliação do AI Builder por 30 dias, inscrevendo-se para uma avaliação do Power Automate ou do Power Apps. Os usuários existentes do Power Apps e do Power Automate podem acessar a capacidade de avaliação do AI Builder por 30 dias, inscrevendo-se no respectivo serviço e acessando o AI Builder no painel de navegação.


Depois da compra

Como o AI Builder é licenciado como um complemento, depois da compra, será necessário que um administrador aloque a capacidade do AI Builder ao ambiente . Informações sobre como alocar capacidade no Centro de Administração do Power Platform estão disponíveis nos Complementos de capacidade.


Administração

Equipes e usuários individuais podem implantar aplicativos por conta própria, mas é papel do administrador gerenciar centralmente os ambientes da organização. Protegendo dados, definindo quais dados estão acessíveis, criando e segregando os ambientes conforme as políticas internas de segurança e divisão de custos…

A administração do Power Apps, do Power Automate e do Common Data Service é feita por meio do Centro de administração da Power Platform. O centro fornece um portal unificado para administradores gerenciarem ambientes e configurações e disponibiliza a gestão para os seguintes recursos:


Roteiro de Aprendizagem

Você encontrará no Microsoft Learn diversos módulos sobre o AI Builder. O Microsoft Learn é um ótimo local para você ampliar os seus conhecimentos referentes aos produtos da Microsoft.

Para aprender passo-a-passo como criar um formulário com Detecção de Objetos, o Tiago Michelini Cardoso publicou aqui no WordPress uma série demonstrando como criar/treinar um modelo e aplicá-lo em um cenário real: AI Builder – Detecção de Objetos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.